Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



quarta-feira, 4 de março de 2009

As cerejeiras da Cova da Beira

Photobucket



Cerejas
A Cereja-doce é a fruta da cerejeira. Por ser uma planta arbórea a cerejeira produz pequenos frutos, arredondados, de coloração que varia nas cores (existem cerejas amarelas, vermelho escuro e roxas), muito apreciada na Europa e no Brasil por ser de gosto muito agradável.

cerejeira em flor
Variededes
A cereja doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo uma planta originária da Ásia.

Cultivo
O seu cultivo é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos e chuvas. A zona da Cova da Beira em especial e a toda a Beira Baixa em geral produz optimas cerejas por ter um clima ideal
A partir da sua floração esperamos até ao mEs de Maio e Junho e o resultado está á vista
estes lindos e apetecidos frutos

2 comentários:

  1. As nossas cerejas são do melhor :))))))
    Luis, o link deste cantinho vai constar na Rubrica Reciprocidades do Blogue dos Manteigas :)
    Abraços,
    http://bloteigas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Angel disse...
    Ai, que delicia!
    Adoro cerejas e nunca as tinha visto na cerejeira.
    Aqui, perto de onde moro, tem uma cidade cujos moradores são quase todos oriundos do Japão. Um dia um senhor resolveu plantar cerejeiras.
    Hoje a cidade festeja todos os anos a florada das cerejeiras.
    Dizem que é um espetáculomuito lindo . Ano passado fomos até lá para ver, mas infelizmente a florada é rápida e assim não havia mais nenhuma nos galhos.
    A fruta, como você a fotografou, ainda na planta, nunca tinha visto.
    Obrigada, meu amigo, por proporcionar-me este en
    cantamento com as coisas da sua terra.
    Os frutos da cerejeira são como os amigos, alguns mais doces, outros mais ácidos, mas sempre esperados com ansiedade e admiração.
    Abraço grande.
    Angel

    ResponderEliminar