Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os ciganos em Portugal

Em 2009 publiquei uma mensagem que com muito gosto quis homenagear a raça cigana, mas muitos dos comentários que fizeram são maldosos sem justificação e até xenófabos Resolvi trancreve la hoje de novo Ao percorrer algumas estradas do Baixo Alentejo, deparei me com algumas caravanas de ciganos que andariam concerteza á procura de local ideal para acamparem. Lembrei me de prestar lhes esta pequena homenagem publicando estas notas acompanhadas de algumas imagens



A chegada dos primeiros ciganos a Portugal deu-se na segunda metade do século XV. Originários da Índia, atingiram a pouco e pouco os mais remotos extremos da Europa.



Aqui vemos nós algumas imagens do seu percurso procurando nova morada nos campos alentejanos

Nómadas e adestrados em toda a casta de actividades irregulares ou proibidas ( roubo, engano, feitiçaria, etc. ), suscitaram em 1526 uma proibição oficial ao seu ingresso, que se renovou vezes sem conto mas jamais conduziu ao resultado desejado. Em finais do século XVII foram mandados muitos ciganos para a colónia de Angola. ( A. H. O. Marques - História de Portugal).

Os grupos de ciganos, formados por diversas famílias, possuem um profundo sentido de união e solidariedade. Escolhem um chefe vitalício que os representa junto a uma espécie de tribunal, o “krisromani”, reunido em ocasiões especiais para, dentro de suas próprias leis de ética e justiça, resolver os problemas e aplicar as punições.


Os ciganos casam-se cedo, sendo as meninas prometidas desde pequenas entre famílias geralmente do mesmo grupo ou subgrupo. Uma mulher cigana não pode casar-se com um homem não cigano, sob pena de expulsão. É possível, porém, o casamento de um cigano com uma mulher não cigana, desde que ela se submeta às regras e tradições ciganas.


Atualmente o modo de vida cigano mudou consideravelmente, pois muitos moram em casas, frequentam universidades, ocupam importantes cargos, etc. Já não viajam em enfeitadas carroças puxadas por cavalos, mas sim em modernos automóveis. Como em todos os povos, alguns são ricos, outros pobres, uns instruídos, outros não, muitos de boa índole, outros nem tanto, porém todos, sem exceção, jamais perderão a sua alma cigana.