Saímos logo pela manhã em direção a Évora, e fizemos uma pausa na povoação de Évoramonte que se desenvolve em torno de um cabeço com 500 m de altitude que corresponde ao extremo poente da Serra de Ossa. Foi no topo dessa elevação que foi construído o castelo, bem visível para quem se aproxima da aldeia e um motivo de interesse imperdível. De planta triangular, o amuralhamento tem diversas portas. A Porta do Freixo, virada a sul é aquela que o viajante vindo de Évora primeiro distingue. A Porta do Sol ou da Vila, está virada na direcção contrária.
Depois do terramoto de 1531, D Jaime, duque de Bragança, mandou reconstruir o castelo e o povoado.
Resultou uma fortificação que reflecte a transição da arquitectura militar medieval para a da renascença, com três andares e planta quadrangular, reforçada em cada vértice por torres cilíndricas adaptadas ao uso da artilharia.
Lá do alto, obtém-se ampla vista sobre as muralhas de Estremoz (para norte) e o imponente volume da Serra de Ossa (a leste e nordeste) . Évoramonte está integrada na Rede Europeia de Aldeias Turísticas Seguindo a nossa viajem chegámos a Évora.
Évora merece uma visita apaixonada e oferece marcas do que foi nascendo ao longo dos séculos: igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais… Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual… As suas gentes hospitaleiras, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela região esperam por si!
Escrever sobre Évora é facil mas pelo seu passado histórico e pelo seu estatuto de cidade património mundial, seria nescessário muito tempo e muito espaço para poder expor tudo o que esta cidade merece. No entanto quase toda a gente conhece Évora pelo menos em imagens e em noticiários sobre a sua localização o seu património e as suas gentes Deixo vos um pequeno vídeo que compus com as principais imagens recolhidas ao som de uma belissima canção alentejana
Daqui vamos seguir em direção a Beja, contando estar nos dias 14 15 e 16 no Algarve para assistir e partilhar convosco o Carnaval em Loulé Moncarapacho, ou mesmo Vila Real de Santo António
É muito agradável passar aqui neste espaço.
ResponderEliminarViajamos ao sabor das tuas escolhas mas ainda assim são bem feitas e também ilustradas.
Conheci Évora em 2008´. Pensava lá voltar mais cedo mas ainda não me foi possível.
Só mesmo quem vai é que pode ver "in loco" tanta beleza na cidade.