No Norte de Portugal acentua se a marca da História, é bem visivel nos monumentos existentes nas suas cidades, vilas e aldeias.
Por exemplo Guimarães e o seu Concelho é uma das zonas mais simbólicas da portugalidade com o seu imponente castelo
embora tenha sofrido diversas alterações desde a sua estrutura original no seculo XII até á actualidade
O Paço dos Duques de Bragança foi construído no século XV, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança, e o estilo borgonhês deste palácio reflecte os seus gostos, adquiridos nas viagens pela Europa, ainda que o aspecto actual tenha sido recriado, de forma polémica, durante o Estado Novo.
O palácio ficou vazio quando a família dos Braganças se mudou para Vila Viçosa (para o Paço Ducal de Vila Viçosa). Durante este espaço de tempo, o edifício foi sendo pilhado e perdendo gradualmente a forma original que permanece ignorada. Em 1933, sob a governo de Salazar, foi transformado em residência oficial do presidente depois da sua controversa recuperação.
Algumas salas no seu interior compõem um museu, onde se podem destacar belos tapetes persas, tapeçarias flamengas (sobre as conquistas do Norte de África) e pinturas tais como o impressionante Cordeiro Pascal de Josefa de Óbidos ou o retrato de Catarina de Bragança. Prestando a habitual homenagem às proezas marítimas dos portugueses, o tecto da sala de banquetes imita o casco virado de uma Caravela.
Museu Alberto Sampaio é um museu estatal, dependente do Instituto Português de Museus.
Foi criado em 1928, para albergar o espólio de extintas instituições religiosas locais então na posse do Estado,tendo sido aberto ao público em 1931. Situa-se no Centro Histórico de Guimarães e está instalado em edifícios de valor histórico e artístico que pertenceram à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, e que se desenvolvem em torno de um belíssimo claustro
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é uma igreja românica reedificada por D. João I em celebração da vitória na Batalha de Aljubarrota. Contém na sala do capítulo e em duas alas do claustro, elementos românico-mudéjares, que constituem o melhor conjunto deste estilo, em granito, em todo o país. Possui o único conjunto de pintura gótica de tecto em Portugal, em que transparece uma influência ítalo-bizantina e salienta-se ainda o cadeiral seiscentista com espaldares neoclássicos.
Esta é apenas uma amostra do que encerra a cidade e Concelho de Guimarães, como por exemplo a Capela de S Miguel ou ainda o PADRÃO SALADO Alpendre de estilo gótico que abriga um cruzeiro que evoca a batalha do Salado. Situado frente á Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, ocupa posição destacada no largo com o mesmo nome
Vistem o Norte e comecem ou acabem na cidade berço de GuimarÂes
Sem comentários:
Enviar um comentário