Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por terras da Beira (3)

Hoje continuo a minha digressão por terras da Beira Baixa saindo do Fundão em direção a Penamacor
É uma vila do Distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 1 700 habitantes.
É sede de um município com 555,52 km² de área e 6 658 habitantes (2001), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 550 m.
Segundo o que consegui apurara através d e algumas pesquisas que fiz a propósito do historial desta vila, consegui alguma informação que a seguir descrevo:
Penamacor foi elevada a vila em 1199.
Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria de Vamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682. D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.

O nome desta vila, segundo uma das lendas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Existe ainda uma outra versão que descreve uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores, originou tanto derramamento de sangue e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Ainda outra refere, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor. Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.
O Concelho é composto pelas seguintes Freguesias: Aldeia do Bispo , Aldeia de J. Pires , Águas , Aranhas ,Bemposta ,Benquerença ,Meimão , Meimoa , Pedrógão S. Pedro ,Penamacor , Salvador e V. Sr.ª da Póvoa
Todas elas teem o seu historial os seus usos e costumes com a sua gastronomia tipicamente portuguesa embora este concelho faça fronteira com a vizinha Espanha.
Destas Freguesias destaco 2 ou 3 que adorei visitar.

A primeira é Salvador com 10,21 km² de área e 589 habitantes (2001). Densidade: 57,7 hab/km².
Perto desta aldeia, encontram-se as localidades de Aranhas e de Monsanto. Situa-se a 12 km da sede do concelho e a 7 km da fronteira com a Espanha.
No seu largo principal, é possível visitar a sua antiga igreja, cujo relógio foi restaurado na primeira metade da década de 2000. Possui um lagar, onde é possível comprar azeite preparado de forma totalmente artesanal. O artesanato local inclui adufes, bordados e rendas, entre outros objectos. Na gastronomia, destacam-se o queijo, os enchidos, o presunto, o pão caseiro e o pão-de-ló.



A segunda localidade é Pedrógão de São Pedro, apenas e só pela sua localização.
Esta freguesia fica situada na parte sul do concelho, na margem direita da ribeira das Taliscas, afluente do rio Ponsul, a cerca de 10 km de Penamacor. Supõe-se que a toponímia, tal como o Pedrógão Grande e o Pedrógão Pequeno, tem origem no nome do seu fundador, Petrónius. Para não ser confundido com aldeias do mesmo nome, passou a denominar-se Pedrógão de S. Pedro.

Por ultimo mostro vos Vale da Senhora da Póvoa uma Localidade do concelho de Penamacor muito conhecida na região e não só, pela grande romaria que é feita a Nossa Senhora da Póvoa

O Santuário da Senhora da Póvoa é uma ermida construída no sopé da Serra d’Opa sob a invocação de Nossa Senhora da Póvoa. Como a fundação de todas as ermidas, a Senhora da Póvoa tem a sua lenda.
Diz esta que, andando uns pastorinhos a apascentar as suas ovelhinhas, Nossa Senhora apareceu aos pequenos no meio de uns silvados. A notícia do milagre foi sabida em Vale de Lobo, (actualmente Vale da Senhora da Póvoa) povoação próxima do local da aparição. O povo trouxe-a em procissão para a Igreja. Nossa senhora voltou para o silvado. Logo se edificou uma pequena capela, que mais tarde foi substituída pela actual.
A romaria, a mais concorrida das Beiras, tem lugar no domingo, segunda e terça feira do Espírito Santo. A ela concorrem dezenas de milhar de romeiros. Noutros tempos, e ainda não muito afastados, o arraial, em dias de romaria, tinha uma característica das centenas de carros de bois, alegremente ornamentados com colchas de variadas cores, que, dispostas em arco, lembravam artísticos toucados. Com a concorrência dos automóveis, que são às centenas, quase desapareceu este quadro. Os que vão a pé podem à vontade dançar no pó desses caminhos.
Aqui vos deixo um link onde podem ler quase tudo respeitant á Senhora da Póvoaclique para ver
E aqui me fico por hoje, amanhã será outro dia e concerteza que irei descrevendo a minha digressão por terras da Beira

visitem tambem para conhecer ainda melhor todo o historial deste Concelho raiano

5 comentários:

  1. O passeio é lindo.
    Vale a pena ir e correr nesses recantos. Visitei alguns já lá vão dois anos.
    Ficámos com o desejo de voltar.
    Iremos nas próximas férias...? Quem sabe!

    ResponderEliminar
  2. Bonitas fotos que nos mostram as belezas do nosso país.
    Um dia destes irei passar por aí.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. sou amador de portugal e gosto de Portugal

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante e as fotos são lindas.
    Sabe o porquê do nome Nossa Senhora da Póvoa?
    Viva Nossa Senhora!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Minha carissima amiga
    remeto a para a pagina que a seguir lhe indico para ficar a saber muito mais sobre a Senhora da Póvo no concelho de Penamacor

    http://senhorapovoa.com.sapo.pt/SenhoraPovoa.htm

    Beijo

    ResponderEliminar