Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



terça-feira, 22 de junho de 2010

Ao redor do berço


Hoje resolvi mostrar alguns locais que me são queridos por diversas razões, sendo que a principal é por serem locais que ficam muito perto do berço que me viu nascer, a minha aldeia é Bogas de Baixo, e para ficarem a conhecer melhor esta linda localidade visitem Ecos da Gardunha









Amaceda, sendo já uma Freguesia do concelho de Castelo Branco é no entanto a sede de freguesia do Ingarnal, a terra onde nasceu o meu pai e na qual passei bons momentos com os meus avós, reatantes familiares e amigos, na minha juventude.
Almaceda é uma freguesia do concelho de Castelo Branco, com 72,46 km² de área e 943 habitantes (2001). Densidade: 13,0 hab/km².








Mostro agora algo sobre S. Vicente da Beira, tambem esta vila situada nas encostas da Serra da Gardunha
O Brasão de S Vicente da Beira é composto “por escudo de prata, castelo negro lavrado a ouro, aberto e iluminado no campo, tendo na porta, em grande arco abatido, cavaleiro envergando armadura completa com elmo e sua montada, tudo de negro, realçado de prata; acantonados em chefe, estrela de seis pontas de azul e minguante de vermelho; em ponta, barco de negro realçado de ouro, com dois corvos de negro, o da dextra volvido, um à proa e outro na popa. Coroa mural de prata de quatro torres, listel branco e a legenda a negro de S. Vicente da Beira”. O cavalo e seu cavaleiro surgem pelo facto de o primeiro conde de São Vicente da Beira, que morreu no exercício das suas funções, ter participado no combate aos povos árabes, tendo sido esta região um município acastelado provido de forte organização em cavalaria-vilã.



Percorrendo este espaço da Gardunha vamos dar directamente com uma aldeia perdida no meio da Serra
a aldeia de Paradanta entre S. Vicente e o Castelejo a caminho do Fundão



Esta aldeia poderia em tempos ter sido considerada uma micro amazónia no coração de Portugal
Antes dos incêndios que por estas bandas quase consumiram tudo, era uma zona de denso arvoredo.uma linda zona florestal

Sem comentários:

Enviar um comentário