Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sitios de Vinho I


Continuando a publicar sobre os sitios de vinho, de repouso, de Turismo Rural e belissimas paisagens, Vamos hoje divagar um pouco sobre o Alentejo.

É uma parte de Portugal que eu conheço razoávelmente e que possui algumas das melhores Adegas e Estancias de Turismo Rural e de Habitação do nosso País
A gastronomia tradicional do Alentejo, aliada aos vinhos e ao património, é concerteza muito importante para afirmar a região ao nível turístico nacional e internacional, e isto tem sido defendido por, especialistas portugueses e estrangeiros.
Na Rota dos Vinhos do Alentejo e sempre divulgando Evasões, vou escrever algo sobre Monsaraz
Diante da pluralidade no que toca a Vinhos do Alentejo, os caminhos acabam quase sempre por ir parar mais cedo ou mais tarde a Regengos de Monsaraz, indiscutivemente uma das sub-regiões onde o Vinho de Origem Controlada mais cresce.

Atendendo ao clima e caraterização do solo, as castas predominantes são Periquita, Trincadeira, Aragonez e Moreto, sobretudo nos tintos.
Os Brancos que teem vindo a aumentar de qualidade de ano para ano são provenientes das castas Roupeiro, Rabo de Ovelha, Manteúdo e Perrum.
E quando se fala de Monsaraz, evidentemente que na sua área não podem ser esquecidas algumas referencias até pela fama dos seus vinhos, a multifacetada Herdade do Esporão e a premiada Herdade Monte Limpo
E hoje fico me por aqui. prometendo a continuação da nossa viajem pela Planicie Dourada á procura de tudo o que por aqui existe de bom.
O Alentejo é uma região carregada de Nostalgia, muita paz e sossego aliados á boa gastronomia, Turismo de qualidade a não esquecer a sua proxima visita.
Faça férias em Portugal
Vá para fora cá dentro

1 comentário:

  1. Meu bom amigo,
    folgo em saber que continuas na tua luta pela divulgação das tradições deste nosso cantinho.

    Passei a deixar-te o meu abraço e um bom fim de semana

    ResponderEliminar