Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Linha do Douro Tua

Hoje neste ultimo troço de Caminho de ferro que vamos realizar do Pinhão ao Pocinho, vou enquanto vos deixo algumas belas imagens para ver e rever o que de belo o nosso País e muito especialmente as margens do Rio Douro nos oferecem
Valendo me um pouco da pesquisa que fiz por paginas que se debruçam sobre o tema, fiquei a saber qeu a nossa viajem d e comboio vai acabar na proxima estação o Pocinho Daí iremos arranjar outro meio d e transporte para nos levar até Vila Nova de Foz Coa
No ano de 1878, foram apresentados dois projectos, para a construção da linha do Tua,e em 1884, arrancam as obras da via, em Mirandela.No ano de 1887, foi inaugurada a Linha do Tua, entre o Tua e Mirandela, com a locomotiva Trás - os -Montes.
Em 1901 , uma firma inglesa mostra interesse em construir o troço Mirandela-Bragança, no dia 01 de Dezembro de 1906, o comboio chega a Bragança.No ano de 1940, a linha do Tua passa para a CP.Em 1992 o troço entre Mirandela e Bragança é encerrado ao tráfego ferroviário.No dia 28 de Julho de 1995, é inaugurado o Metro de Mirandela.
O troço Pinhão – Tua foi inaugurado a 1 de Setembro de 1883, seguindo-se Tua-Pocinho em 10 de Janeiro de 1887, contando este troço com uma importante ponte metálica na localidade da Ferradosa (Vale da Figueira) através da qual a Linha do Douro atravessaria o rio para a sua margem esquerda. Esta ponte foi entretanto dinamitada, tendo sido construída outra a montante, aquando das obras para construir a Barragem da Valeira
Em 1985 as autoridades espanholas decidiram encerrar o troço internacional compreendido entre as estações La Fuente de San Esteban - Boadilla e Barca d’Alva, alegando falta de rentabilidade, acabando a ligação internacional. Em 1988 foi feito o mesmo do lado português, que também alegava falta de rentabilidade, tendo sido suspensos os serviços no troço Pocinho - Barca d’Alva. A Linha do Douro passa a ser utilizada apenas entre Ermesinde e a estação do Pocinho, tendo sido a exploração do restante troço até Barca d’Alva abandonada.
Em Agosto de 2009, foi anunciado, pela então Secretária de Estado e dos Transportes, Eng.ª Ana Paulo Vitorino, a intenção de reabrir o tráfego internacional desta linha, estando, naquela altura, previstos para breve o inicio dos trabalhos para recuperação do troço entre o Pocinho e Barca d’Alva, com o objectivo de o reabrir ao tráfego.
Entretanto amanhã escreverei algo sobre Foz Coa que tem um grande historial especialmente no que respeita a nivel de figuras rupestres Muitas informações em http://comboios.fotopic.net/c1284693_73.html

Sem comentários:

Enviar um comentário