Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Vindimas em Portugal


As vindimas são um trabalho arduo e demorado, mas muito gratificante. É um trabalho que se faz por várias fases.
Em Portugal é nos mêses de Setembro/Outubro que se fazem as vindimas. As pessoas ajudam-se umas às outras. Cortam-se as uvas para os baldes. Estes são despejados em sacos plásticos ou em tinas de ferro que, depois, são transportados para as adegas, quer sejam particulares ou cooperativas.
Cada região tem o seu ciclo de vindimas. Por exemplo o Alentejo onde o sol aperta mais, as vindimas começam mais cedo, seguindo se depois as Beiras e um pouco mais tarde o Minho e Tras os Montes.
Dizem os agricultores (alguns) que este ano vai ser um bom ano de vinho. E se as condições climatéricas não s ealterarem, vai haver um aumento significativo tanto na produção como na qualidade.
É bom que assim seja, mas já diz o ditado antigo ( até ao lavar dos cestos é vindima).

A partir do momento em que as uvas entram nas adegas para serem esmagadas, (ainda conheço locais onde isso ainda é feito pelo homem pisando as uvas dentro de tanques próprios para o efeito), da se inicio ao fabrico e tratamento do vinho.
A partir daqui, o vinho é, então, trabalhado durante três dias para fermentar (fazer levedar), depois é colocado nas cubas onde vai continuar a fermentação até Novembro. Chegado este mês, já diz o Zé Povinho “Dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”.

Para chegar até aqui, passaram-se diversos momentos muito trabalhosos e difíceis, mas valeu a pena, porque o vinho é uma componente com muito valor na nossa alimentação. É também, um bem precioso no meio Católico porque que faz parte das cerimónias religiosas sendo transformado no sangue de Cristo,durante a celebração da eucaristia


Em tempos já passados eu adorava participar numa vindima. Muitas vezes o fiz e lembro me de dias bem passados entre amigos (as) cantando ou simplesmente contando anedotas enquanto as uvas caiam dentro dos baldes depois de cortadas da cepa
Bons tempos

4 comentários:

  1. Olá Luís
    Estou de regresso após as férias e cá estou a visitar os amigos. Espero que tenha tido umas boas férias. Temos as vindimas à porta e, também eu me recordo das vindimas de antigamente nas nossas aldeias. Eram dias de trabalho comunitário realizado em ambiente de grande alegria.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito das vindimas e todos os anos costumo participar ajudando uns amigos.
    Pena que todas as vinhas desta região foram abandonadas e substituídas por eucaliptos.
    Quando o tempo está bom é uma maravilha vindimar.

    ResponderEliminar
  3. É verdade meus amigos
    Quando ainda era vivo o meu sogro era sempre uma alegria nos dias em que andavamos a vindimar lá na quinta
    guardo imensas e boas recordações desse tempo
    Agora está tudo mais mecanuizado e já nada é como antes
    Abraços e beijos

    ResponderEliminar
  4. Ola Luís:Muitos foram os anos em que fiz as vindimas caseiras e eram vem duras porque não eram de cepas baixas, mas sim de escadas porque eram em ramadas e altas,quando acabava era um desabo por completo, mas foram bons anos (mocidade). Claro que no fim de uns 3 dias de vindimas lá tihamos nós que ir pisalas e tive anos que não havia a esmagadeira era mesmo pisalas do cacho ao cardaço era muito duro mas belos tempos.
    Abraço amigo Luís foi um prazer estar aqui contigo

    ResponderEliminar