Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Viajens pelo meu País 2


Monforte é uma vila do Distrito de Portalegre, região do Alto Alentejo, com aprox. 1 200 habitantes

É sede de um município com 419,65 km² de área e 3 393 habitantes (há pouco mais d e 5 anos) divididos por 4 freguesias. O município é limitado a oeste e norte pelos municípios do Crato e de Portalegre, a leste por Arronches e por Elvas, a sudoeste por Borba e por Estremoz, a oeste por Fronteira e a noroeste por Alter do Chão.


Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no Verão. Embora com algumas alterações,a precipitação ronda os 500 mm entre os meses de Outubro e Março e os 170 mm no semestre mais seco.
DE Monforte seguimos para Campo Maior uma linda Vila muito conhecida pelas grandes festas das Flores e pelos seus excelentes cafés: Campo Maior é sem duvida a maior area de torrefação d e cafés do Nosso País sendo a familia Nabeiro a que mais se salienta nessa Industria, possuindo varias marcas mas sem duvida a mais conhecida Nacional e Internacionalmente os Cafés Delta
Remonta à origem dos tempos a presença humana no território onde hoje se situa o concelho de Campo Maior.

Diversas evidências comprovam este facto, desde as cerâmicas,existencia de moedas, inscrições, e até mesmo machados em pedra encontrados ao longo dos tempos e que vêm revelar uma existência desde as épocas mais recuadas. Embora pouco se possa dizer mais desses tempos remotos
Deixámos Campo Maior em direção a Elvas aqui mesmo ao lado; fronteira com a vizinha cidade espanhola Badajoz

A Cidade de Elvas é neste momento a terceira maior cidade da região do Alentejo, apenas atrás de Évora e Beja, sendo então a maior cidade do Distrito de Portalegre e da sub-região do Alto Alentejo, com uma estimativa de cerca de 19 800 habitantes e o concelho cerca de 25 300 habitantes


Às portas de Espanha, distando apenas 8km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas é a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, e a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".

As Fortificações de Elvas são desde 21 de Maio de 2009, candidatas a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, sendo estas o maior conjunto de Fortificações Abaluartadas do Mundo. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental" ou "Cidade Museológica
Daqui seguimos pela N4 sempre com a A6 á vista em direção a Estremoz; antes paramos em Borba e demos um saltinho a Vila Viçosa que conheço há muios anos ainda dos meus tempos de Seminário


D. Afonso III outorga foral a Estremoz em 1258.

Neste Castelo foi fundado, provavelmente no séc. XIV por D. Dinis, um Paço Real no qual habitaram Reis e Rainhas, como a Rainha Santa Isabel, D. Afonso IV ou D. Fernando I. A Rainha Santa aqui faleceu em 1336. Também em Estremoz faleceu D. Pedro I, este no Convento dos franciscanos.

Na Revolução de 1383-85 o povo de Estremoz, não querendo ver a então vila nas mãos dos partidários dos castelhanos, tomou-a e entregou-a a Martim Peres, homem de confiança de D. João I.

De Estremoz partiram os homens comandados por Nuno Álvares Pereira para ganharem a batalha dos Atoleiros.
.

Daqui partiram também as tropas que na Restauração da Independência (1640-1668) venceram embates tão decisivos como a batalha de Montes Claros e a batalha do Ameixial.

Em 1736 o Paço Real é reconvertido, após vultuosas obras, em Armazém de Guerra, no qual estavam guardadas cerca de 40.000 armas. Este local foi saqueado em 1808 no decurso das invasões francesas.

Em 1834 neste mesmo edifício são mortos 33 presos liberais. Esta tragédia ocorreu durante a guerra entre irmãos que decorreu em Portugal e que só terminou com a Convenção de Evoramonte em 1834.

A 25 de Abril de 1974, durante o golpe de Estado chamado de Revolução dos Cravos, o Regimento de Cavalaria 3 (sediado em Estremoz) participou neste movimento que finalizou com a Ditadura do Estado Novo.

1 comentário:

  1. Que bonito, este passeio pelo Alentejo.
    Ainda há pouco tempo fiz um passeio assim.
    Bjos

    ResponderEliminar