Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Descemos até á Costa Vicentina

A Costa Vicentina que engloba toda a Costa Alentejana, ocupa uma área total de 75000 hectares nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Abrange uma extensa área costeira com praias, falésias, dunas, ilhotas e rochedos isolados.
é uma zona de terras de peixe fresco, as suas gentes acolhem nos com simpatia, tem uma enorme variedade paisagistica, locais de actividdes ao ar livre, muito muito surf para os amantes da modalidade. No mes de Outubro quando o calor tórrido terminou, mas com temperaturas amenas do inicio do Outono, permitem nos ainda banhos de sol e mar podendo apreciar as suas encostas mais belas que nunca nos seus tons dourado e castanho
num ambiente completamente diferente daquele que se vê em tempo de férias, dá nos um prazer enorme percorrer aqueles areais quase desertos saboreando o aroma do mar. E depois podemos alinhar num jantar romantico ao luar. Não tendo tempo para mais, hoje percorremos locais de rara beleza entre Porto Covo e Vila Nova de Mil Fontes A freguesia de Porto Covo foi criada em 31 de Dezembro de 1984, por desanexação da freguesia de Sines, até então a única do concelho do mesmo nome (o qual deixava assim de ser dos sete municípios portugueses com apenas uma freguesia a integrar o seu território).
Uma canção de Rui Veloso toma o nome desta freguesia e tornou-a conhecida entre os portugueses A Ilha do Pessegueiro, durante séculos foi refúgio de piratas.
Conta uma tradição que um dia chegaram à ilha uns piratas norte-africanos que aí só encontraram um eremitão, decidido a defender a capela à sua guarda e impedir a todo o custo o seu próprio cativeiro. Os piratas mataram-no, saquearam o que existia na capela e atiraram para um silvado a arder a imagem da Virgem e depois partiram.
Vieram então as gentes de Porto Covo dar um pouco de arranjo aos destroços e enterraram o eremitão A Angra da Cerva é o sítio onde a lenda me diz que existia um castelo negro com torres bem altas.
Talvez os rochedos enormes ajudem a essa ligação que faço. É de notar que para além de ser dos poucos sítios em Portugal onde há esse nome a cerva era o animal que acompanhava a Deusa Diana nas caçadas, em busca dos pastores solitários. Logo a cerva está ligada ao lunar, à noite e ao telúrico. Será que Frei Bernardino ia em busca da Anima perdida? Realmente aquele sítio tem muito de locais horribeis e de tremendus. Sente-se o abismo e a entrada num outro mundo. Como se houvesse ali uma porta para outra dimensão.
Vila Nova de Mil Fontes é sede de concelho e fica situada na margem norte do rio Mira Esta localidade está ligada ao grande feito da aviação portuguesa que foi a primeira travessia área entre Portugal e Macau, realizada por Brito Paes e Sarmento Beires. Foi a 7 de Abril de 1924 que os pilotos partiram do Campo dos Coitos, junto a Milfontes, rumo ao Oriente.
Em homenagem aos aviadores e ao seu feito histórico, foi erguido na Praça da Barbacã, junto ao forte, um monumento que recorda a heróica viagem. Note-se que o Comandante Brito Paes era natural do concelho de Odemira, mais concretamente de Colos

2 comentários:

  1. O nosso país é muito bonito e, cada vez me convenço mais que está muito mal aproveitado em termos turísticos. Quanto mais viajo pelo estrangeiro mais me convenço que podíamos fazer muito mais.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu sou de lisboa e estou a pensar ir visitar Port Covo, Adorei as suas recomendações e como estou a pensar ir visitar Porto Covo também encontrei um site muito interessante sobre Porto Covo
    Deixo aqui para poder visitar.
    Beijocas da Joana

    ResponderEliminar