Sejam bem vindos ao Encantos da nossa aldeia, blogue para a divulgação das paisagens e habitos do povo das aldeias do nosso Portugal

Deixem o vosso comentario e voltem sempre



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nas encostas da Gardunha

Sobral do Campo é uma freguesia do concelho de Castelo Branco,a fazer fronteira com o cocelho do Fundão com 56,29 km² de área e 3516 habitantes (2001). Está situada na margem direita da ribeira da Ramalhosa,e neste fim de semana realiza pela segunda vez a Feira de Produtos Regionais denominada, DELICIAS DO CAMPO. A feira teve hoje o seu inicio ás 18 horas com a presença do Presidente da Camara de Castelo Branco, Joaquim Morão.
Actuarão neste certame que se porlonga até domingo, Manuel Luis acordeonista nascido e residente no Sobral, os Bombos da Almaceda, Bombos de Vila Velha de RODÃO,Concertinas de Castelo Branco (Palmeiras),grupo Ciranda da Idanha, Bombos de S. Vicente da Beira,Banda Filarmonica do Louriçal,os ranchos folclóricos de Lardosa, Escalos de Cima e o Cancioneiro de Castelo Branco.
No sábado realiza se um precurso pedrestre A Rota das Fontes e haverá ainda espectaculos de dança.
Sobral do Campo localiza-se na zona Norte do concelho, entre as freguesias de Almaceda, Freixial do Campo, Ninho do Açor, Louriçal do Campo e S.Vicente da Beira. Com uma área de 3128 hectares, ocupando uma estreita mas larga faixa do território concelhio, encontra-se a 27 quilómetros de Castelo Branco. Está situada na margem direita da ribeira da Ramalhosa, afluente da ribeira de Ocreza.
O povoamento de Sobral do Campo remonta aos primeiros séculos da era cristă. Foram achados vestígios romanos diversos na zona entre Ninho do Açor e esta freguesia. Uma ponte romana e vários túmulos de granito do mesmo período comprovam que aquele povo aqui terá estabelecido uma "villa" agrária, cuja sede deveria ser possivelmente Casal da Fraga. No século XIV, aparece pela primeira vez uma referência escrita a Sobral do Campo. Através desse documento, sabemos que era um curato pertencente à paróquia de S.Vicente. Em 1496, estava na posse de D.Diogo da Cunha, da Ordem de Avis. Até 7 de Setembro de 1895, esteve integrada no concelho de S.Vicente da Beira, juntamente com outras actuais freguesias do município. Mas com a extinçăo daquele, viria a pertencer a partir daí a Castelo Branco.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. viva esta terra que tambem é minha ,onde hoje se festeja a senhora da saude na linda capela de santa cruz

      Eliminar